Lisboa, 21 de maio de 2024 - A Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Joaquim Chaves Saúde, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica, vão realizar um rastreio gratuito ao colesterol total e alertar para o efeito do mesmo nas artérias do corpo humano através de uma ação imersiva que acontece no âmbito da sensibilização do mês de maio para as doenças cardiovasculares.
Enquadrada na campanha de alerta “Na Rota do Colesterol”, esta iniciativa decorre no próximo dia 24 de maio, no MAR Shopping Matosinhos, entre as 10h e as 20h. O objetivo é alertar para a importância da monitorização dos valores de colesterol como método de prevenção para as doenças cardiovasculares, como o AVC e o enfarte do miocárdio, entre outras. Os participantes têm a possibilidade, através da utilização de óculos de realidade virtual, de observar os efeitos do colesterol no seu sistema circulatório.
De acordo com dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, referentes ao estudo nacional “Os Portugueses e o Colesterol 2023”, cerca de 74% dos portugueses desconhecem os seus níveis de colesterol, sendo esse desconhecimento mais acentuado nas camadas mais jovens. Como destaca Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, “morrem, em média, cerca de 80 pessoas por dia, devido a patologia cardiovascular. Só o enfarte do miocárdio mata, em média, mais de 12 pessoas por dia, e esta é uma doença muito associada aos fatores de risco, nomeadamente ao colesterol, que é a sua principal causa. É por isso urgente que todos conheçam o seu corpo e os seus níveis de colesterol”.
Hélder Pereira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, alerta que “é fundamental que os portugueses tenham mais conhecimento sobre a sua saúde e compreendam a importância da prevenção das doenças cardiovasculares. O seu impacto na saúde individual e na sociedade é indiscutível”. É neste sentido que surge a campanha “Na Rota do Colesterol” com o objetivo de encorajar o conhecimento dos diferentes constituintes do colesterol e a prevenção da sua acumulação em prol da saúde cardiovascular, pelo bem-estar e melhoria da saúde dos portugueses.
Segundo Francisco Araújo, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, “estima-se que a aterosclerose afete quase um milhão de portugueses e entre os seus fatores de risco o que está menos controlado é o colesterol, são por isso fundamentais ações de alerta e sensibilização para a população”. Nas palavras de Andreia Xavier, diretora técnica do Laboratório Dr. Joaquim Chaves Centro, “o rastreio ao colesterol é um ato simples e é, por isso, muito importante que as pessoas sejam agentes da sua própria saúde. É fundamental relembrar que a prevenção salva vidas, pelo que estas iniciativas são de extrema importância para a promoção da saúde da população”.
A iniciativa dirige-se a toda a população, incluindo sobreviventes de enfarte do miocárdio, aos quais, derivado desta condição, é necessário advertir da alteração dos valores de colesterol considerados como “normais”. O colesterol tem um impacto que a grande maioria das pessoas ainda desconhece ou não controla, já que a sua acumulação é progressiva e assintomática.
Localizada no piso 0 do MAR Shopping Matosinhos, na ligação de um dos corredores com o Atrium e acesso à Loja IKEA, esta experiência diferenciadora e educacional promete, a partir da imersão de cada participante, levá-lo a “viajar” e a conhecer os efeitos do colesterol nas suas artérias. Trata-se de uma atividade de realidade virtual com partilha de mensagens de sensibilização e de prevenção associadas às doenças cardiovasculares e reforço da importância do acompanhamento médico regular e da adoção de estilos de vida saudáveis.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Cardiologia:
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), fundada em 1949, é uma associação científica que tem como missão promover o desenvolvimento da cardiologia ao serviço da saúde da população portuguesa. Procura estimular o estudo e investigação dos problemas científicos relacionados com as doenças do aparelho circulatório, ocupar-se dos aspetos sociais da profilaxia e assistência aos doentes cardíacos, promover o estreitamento das relações científicas entre os médicos portugueses que se dedicam em particular a este setor da medicina e representa também o país em reuniões científicas internacionais. Mais informação em: spc.pt/
Sobre a Fundação Portuguesa de Cardiologia:
A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, criada em 1979, que tem como objetivo geral a promoção da saúde e a prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte da população portuguesa. Mais informação em: fpcardiologia.pt.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose:
A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, constituída por um grupo de médicos e cientistas de prestígio em Portugal e no estrangeiro, ligados à doença aterosclerótica e que procura sempre criar um espaço científico multidisciplinar para promoção do estudo, investigação, prevenção e tratamento da aterosclerose nos seus diferentes aspetos clínicos e manifestações clínicas, desde 2005. Mais informação em: spaterosclerose.org.
Sobre a Joaquim Chaves Saúde:
A Joaquim Chaves Saúde é um grupo português que, desde 1959, opera exclusivamente no setor da saúde. Participa com competência e elevada qualidade no progresso da Medicina, assente num percurso de rigor e qualidade na prestação de cuidados de saúde. Tem, atualmente, uma posição consolidada e de reconhecido relevo no domínio da medicina em Portugal. A Joaquim Chaves Saúde disponibiliza diversos serviços, em Portugal (continente e ilhas) e, a nível internacional, em Moçambique, através de diferentes áreas de atuação: Laboratórios, Clínicas Médicas, Oncologia e Fitness. Saiba mais em: www.jcs.pt
Sobre a Amgen:
A Amgen é ume empresa pioneira em biotecnologia que está empenhada em desenvolver o potencial da biologia para o tratamento de doentes que sofrem de doenças graves, descobrindo, desenvolvendo, fabricando e fornecendo terapêuticas inovadoras para uso humano. Esta abordagem começa com a utilização de ferramentas como a genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana.
A Amgen concentra-se em áreas de elevada necessidade médica não atendida e aproveita a sua experiência no fabrico de produtos biológicos para encontrar soluções que melhorem os resultados em saúde e melhorem drasticamente a vida das pessoas. Pioneira em biotecnologia desde 1980, a Amgen cresceu e tornou-se a maior empresa independente de biotecnologia do mundo, alcançou milhões de doentes em todo o mundo e está a desenvolver uma linha de medicamentos com potencial disruptivo. Para mais informação visite www.amgen.pt.
Sobre a Ingka Centres:
A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka (que também integra a IKEA Retail e a Ingka Investments). Com cerca de 50 anos de experiência em centros comerciais, a Ingka Centres colabora atualmente com mais de 3.000 marcas no seu portfólio de 33 centros comerciais em 13 mercados. A empresa recebe e serve mais de 352 milhões de visitantes por ano nos seus meeting places ancorados em lojas IKEA. A Ingka Centres cria os seus meeting places colaborando com as comunidades locais, bem como com os seus lojistas e parceiros, para garantir que são destinos com significado emocional, que acrescentam valor e criam ligações sociais. Saiba mais em: www.ingkacentres.com, LinkedIn, Facebook, Twitter.
PRT-NP-0524-80002-Maio2024