• Introdução

  • Ver Transcrição do Vídeo

Sobre os Biossimilares Amgen

Os muitos anos de experiência da Amgen como base para os biossimilares.

Os biossimilares fornecem mais opções de tratamento para pessoas com condições difíceis de tratar. Com mais de 40 anos de experiência em biologia, a Amgen foi um dos primeiros fabricantes de biotecnologia em larga escala. Nesta jornada, trabalhamos através de uma rede vertical integrada, transversal a todos os nossos medicamentos biológicos - tanto biossimilares como produtos de referência -, e certificamo-nos de que avaliamos a nossa cadeia de abastecimento global e de fabrico para melhorar continuamente a nossa resiliência. Na verdade, a Amgen ajudou a desenvolver muitos dos processos de fabrico que construíram a indústria biotecnológica global e continuamos a trabalhar para redefinir estes processos e garantir um abastecimento de medicamentos fiável.

Noções Básicas sobre Biossimilares

A Amgen está comprometida em desenvolver medicamentos biossimilares de alta qualidade para os doentes. A Amgen foi uma das primeiras fabricantes de biotecnologia em grande escala e desenvolveu alguns dos medicamentos biológicos mais utilizados no tratamento de milhões de doentes, em todo o mundo.

  • O QUE É UM BIOSSIMILAR?

    • É um medicamento biológico destinado a funcionar como outro medicamento biológico, conhecido como medicamento de referência.1
    • Os medicamentos biológicos podem ser desenvolvidos por diversas substâncias, até mesmo de seres vivos, como células e tecidos.2
    • Estão disponíveis opções de tratamento com biossimilares para doenças crónicas, incluindo artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, psoríase e certos tipos de cancro.3
    • Um biossimilar é um medicamento biológico altamente semelhante a um medicamento biológico aprovado, conhecido como medicamento biológico de referência ou medicamento de referência.4
    • Para ser aprovado, um biossimilar não deve apresentar diferenças clinicamente significativas em relação ao medicamento biológico de referência em termos de qualidade, segurança e capacidade de produzir o resultado desejado nos doentes (também conhecido como eficácia).5,9
  • FABRICO DE UM BIOSSIMILAR

    Na Amgen, os nossos medicamentos biossimilares são fabricados com o mesmo grau de qualidade que qualquer um dos nossos medicamentos biológicos8. Como todos os biológicos, os testes são realizados durante o processo de fabrico para avaliar a qualidade do biossimilar.

  • HERANÇA E LEGADO DA AMGEN

    A Amgen tem sido inovadora em biotecnologia desde 1980. Estamos imersos neste campo desafiante desde os primórdios da tecnologia do ADN recombinante, quando cientistas e investidores colaboraram para provar a promessa da biotecnologia inovadora.

    Somos líderes no desenvolvimento de medicamentos em diversas áreas terapêuticas, como oncologia e hematologia, doenças cardiovasculares, nefrologia, inflamação, saúde óssea e neurociência.

    Na Amgen, a nossa missão foi sempre desenvolver opções de tratamento que melhorem os resultados e ajudem os doentes a viver uma vida mais plena.

  • RECURSOS DE SUPORTE

Extrapolação

A extrapolação é usada para suportar a aprovação de um produto biossimilar proposto numa ou mais indicações adicionais, para as quais o produto de referência está licenciado, mas o medicamento biossimilar ainda não foi estudado em ensaios clínicos.

A extrapolação tem o potencial de reduzir ou eliminar a necessidade de estudar um biossimilar proposto com ensaios clínicos em qualquer indicação do produto de referência. Mas não é um processo automático. É baseado em todos os dados disponíveis na aplicação do biossimilar e nas descobertas prévias de uma entidade reguladora, como a FDA ou a EMA, no que diz respeito à segurança e à eficácia das indicações aprovadas do produto de referência.

Desenvolvimento e Fabrico de Biossimilares

O desenvolvimento de um biossimilar é um processo complexo. Os biossimilares, como todos os produtos biológicos, são produzidos por meio de um processo complexo e de múltiplas etapas, utilizando células vivas. No entanto, a linhagem celular e o processo de fabrico do produto de referência são proprietários e pertencem ao fabricante original. A biossimilaridade pode ser estabelecida através da avaliação do biossimilar em várias experiências e testes, incluindo ensaios clínicos com comparadores ativos, em comparação com o biológico de referência.1-4

Especialistas em Medicamente Biológicos de Ponta a Ponta: O Nosso Processo

Na Amgen, somos especializados no processo frequente e altamente especializado em desenvolver anticorpos monoclonais in vitro, escalonar a linhagem celular ideal repetidamente em biorreatores de larga escala e verificar duplamente a consistência entre lotes.2,6

Na Amgen, desenvolvemos medicamentos para doenças graves e crónicas que afetam profundamente a vida dos doentes. Sabemos que é imperativo que os doentes recebam um fornecimento ininterrupto de medicamentos e que lacunas na cadeia de abastecimento podem ter consequências graves para os doentes.

Os fabricantes de medicamentos biológicos são responsáveis pela monitorização de todas as etapas durante o desenvolvimento e fabrico do produto para garantir que o medicamento é puro, tem a força desejada e é estável.2

Uma cadeia de abastecimento confiável é fundamental para esta responsabilidade. As cadeias de abastecimento de biossimilares devem:

  • Garantir a autenticação do produto
  • Manter a segurança rigorosa do armazém
  • Incorporar segurança da carga
  • Realizar fiscalização de mercado
  • Referências

    1. US Food and Drug Administration. Scientific considerations in demonstrating biosimilarity to a reference product. 2015.
    2. USFDA. Scientific Considerations in Demonstrating Biosimilarity to a Reference Product. 2015.
    3. USFDA. Biosimilar and Interchangeable Biologics. More Treatment Choices, 2021.
    4. IQVIA. IQVIA Biosimilars In the United States.URL: https://www.iqvia.com/-/media/iqvia/pdfs/institute-reports/iqvia-institute-biosimilars-in-the-united-states.pdf. Accessed August 2022.
    5. USFDA. Biosimilar and Interchangeable Products. 2017.
    6. USFDA. Guidance for Industry: Considerations in Demonstrating Interchangeability With a Reference Product. 2019.
    7. USFDA. Scientific considerations in demonstrating biosimilarity to a reference product. 2015
    8. Vulto Jasquez. Rheumatology. 2017;56:iv14-iv29.
    9. National Cancer Institute. NCI Dictionaries. 2021. Accessed January 1, 2024.