Constituído para dar suporte à atividade da Amgen a nível global, o Amgen Capability Center Portugal (ACCP) está em acelerado crescimento, prosseguindo a missão da companhia de servir cada vez mais doentes a nível mundial. No primeiro ano de atividade operacional, o centro de alta competência de Lisboa já integra mais de 220 colaboradores provenientes de 33 países e quatro continentes.
O ACCP opera em competências de elevada especialização, como Data & Analytics (Data & Analítica), Cybersecurity and Digital Trust (Cybersegurança e Proteção digital), Digital Technology & Innovation (Tecnologia & Inovação Digital), Global Strategic Sourcing (Sourcing Estratégico Global), Finance & FP&A (Finanças & Planeamento financeiro), Business Enablement (Capacitação de Negócio), Regulatory Affairs (Assuntos Regulamentares), Recursos Humanos, entre outras.
O centro de inovação e excelência em Portugal destina-se a dar suporte à atividade global da Amgen nos mercados da Europa, Médio Oriente e África, América do Sul e Canadá, assim como a nível global. É, atualmente, o segundo capability center da Amgen em todo o mundo, depois da abertura do ACC de Tampa, Estados Unidos, em 2017.
Daniel Campanha, General Manager do Amgen Capability Center Portugal
Tendo como pilar a inovação e a excelência, o ACCP tem como objetivo continuar a crescer e a ter um impacto positivo na economia portuguesa, com a contratação de até 500 pessoas num período de cerca de três anos e a expansão das suas áreas de competência. Um ano depois da sua constituição, o ACCP já é um acelerador de produtividade e crescimento da Amgen com o desenvolvimento de novas competências que apoiam a missão global da empresa “Servir os Doentes”, servir o maior número de doentes.
Em outubro de 2021, o ACCP recebeu a classificação de Projeto de Interesse Estratégico para a Economia de Lisboa em resultado do elevado compromisso assumido pela Amgen na escolha desta cidade para o investimento na criação de raiz do seu segundo capability center a nível mundial.
A diversidade é outro dos pilares basilares do ACCP: a diversidade permite-nos gerar inovação e ciência. O ACCP tem uma política de Diversity, Inclusion & Belonging (DI&B - Diversidade, Inclusão & Pertença) muito desenvolvida que envolve a participação ativa dos colaboradores através dos Employee Ressources Groups (ERG – Grupos de recursos dos colaboradores). A nossa diversidade expressa-se na multiculturalidade (33 nacionalidades em um ano!), na polivalência de competências e especializações (mais de 10 capabilities no nosso centro de alta competência!), e também nos ERGs locais. O WE2 - Women Empowered to be Exceptional foi o primeiro ERG a ser constituído com a finalidade de capacitar as mulheres da Amgen a alcançarem resultados excecionais através da promoção da igualdade de género e colaboração próxima entre mulheres e homens aliados. O WE2 representa atualmente mais de um quarto dos colaboradores do capacility center.
O ACCP prossegue a ambição da inovação e excelência também com a aposta no desenvolvimento do talento nacional, promovendo um conjunto de iniciativas e parcerias de valor com entidades de relevo nacional, nomeadamente com universidades e com a comunidade local.
Daniel Campanha, General Manager do Amgen Capability Center Portugal:
“O Amgen Capability Center Portugal marca um novo capítulo na história da Amgen em Portugal. Somos hoje um centro de elevada competência e especialização, que reúne centenas de talentos do mundo inteiro com o propósito de apoiar a Amgen a Servir mais doentes a nível global.”